Quando perdemos algum ente querido passamos por 5 fases do luto, que são estágios emocionais os quais precisamos entender e viver para conseguimos enfrentar e superar uma dor tão profunda que é o luto.
Cada pessoa tem o seu tempo para absorver os estágios do luto, que merecem respeito e cuidado. Precisamos entender e oferecer ajuda para quem está passando por uma fase tão delicada, para conseguir se reconstruir e voltar à rotina normal após sofrer o luto.
As cinco fases do luto são: Negação, Raiva, Negociação, Depressão e Aceitação.
1° Fases do luto: A Negação
Na primeira fase do Luto surge a Negação que nos faz acreditar que não ocorreu um fato traumático, pois absorver uma dor tão profunda de imediato se torna difícil demais.
A negação é um mecanismo de defesa da nossa mente, que ocorre quando perdemos alguém ou algo muito importante para nós, nos levando à negação do fato ocorrido.
Nesta fase é comum a pessoa não querer falar sobre o assunto, evitar lidar com os sentimentos, negar que realmente aconteceu ou até mesmo buscar provas de que aquilo não é real.
2° Fases do luto: Raiva
Nesta fase, a Raiva, surge a pergunta “porque comigo?”. Começamos a nos sentir injustiçados e revoltados.
A pessoa está tão fragilizada pelo ocorrido que até mesmo palavras de conforto se tornam “ilusórias” e até podem incomodar.
Sentimentos de inveja e revolta afloram e a pessoa começa a projetar esses sentimentos geralmente para o ambiente externo, se perguntando por que aconteceu com ela e tentando achar o culpado pela perda.
Surgem questionamentos que procuram a resposta do porquê aconteceu, porque o ente querido morreu.
3° Fases do luto: Negociação
Nesta fase do Luto, da Negociação, a ideia de que perdeu-se um ente querido começa a se tornar real, mas tentamos negociar e entender os motivos para aquilo ter acontecido. Assim, começam geralmente as promessas, sacrifícios, comumente voltados para religião.
Cria-se uma ficção para aliviar a ideia de ter perdido alguém estimado. Com a ideia de mudar de hábitos, mudar como pessoa, pensar mais positivo para o sentimento melhorar e assim superar.
Mas geralmente essa fase passa mais rápido, pois é uma situação fora da realidade que se está enfrentando e necessita-se de um grande esforço de criatividade para continuar criando e escolhendo novas alternativas de barganhas.
4° Fases do luto: Depressão
A Depressão surge quando se reconhece que o ente querido partiu, entendendo que não é possível voltar.
O sentimento de melancolia é presente, desfazendo todas as fantasias criadas e a realidade se torna dolorosa trazendo um sentimento de profundo vazio em sua vida.
Nesta fase, a pessoa sofre uma avalanche de sentimentos que a levam a se isolar, a se culpar pela perda, se sentindo impotente. Medo e comportamentos autodestrutivos são comuns, pela profunda dor que se está sentindo.
5° Fases do luto: Aceitação
A Fase da Aceitação é o momento onde a dor de perder alguém tão amado e querido começa a amenizar. O Desespero e a negação começam a dissipar, dando espaço para a ideia de seguir em frente, com as lembranças e saudades da pessoa falecida.
A dor se torna suportável, a serenidade e calma se tornam mais presentes em seus sentimentos, e uma nova perspectiva da realidade, mostra que é possível superar e entender o vazio que predominava em sua vida.
Para ajudar a pessoa neste momento de reflexão e necessidade de apoio, a busca de ajuda com profissionais ou encontrar apoio na religião se torna uma ferramenta importante.
As fases do luto não ocorrem de maneira sequencial, algumas pessoas sofrem mais tempo ou até mesmo ficam estagnados em alguma fase.
Não existe uma regra, pois após superar uma fase, podem acabar voltando os mesmo sentimentos ou simplesmente passar pelas fases de forma rápida. É importante entender que o processo do luto será diferente para cada pessoa e é preciso respeitar seus sentimentos e o tempo de cada um.
O papel de um profissional é ajudar a pessoa a vivenciar a fase que se encontra e conseguir passar e entender o processo do luto.
Fonte: https://www.psicologiamsn.com/2014/09/as-5-fases-do-luto-ou-sobre-a-morte-de-elisabeth-kubler-ross.html
https://blog.nossospsicologos.com.br/fases-do-luto/
https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/cura-interior/como-viver-bem-as-fases-do-luto/
Veja também:
Muito boa a materia