O momento de realizar um funeral raramente é algo que pode ser conduzido em total paz de espírito. Afinal, um falecimento de alguém próximo costuma exigir que lidemos com uma série de emoções e sentimentos que são incompatíveis com burocracias e logísticas.
Então, para você ficar por dentro dos requisitos necessários e ter onde consultar essas informações em um só lugar, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber para providenciar um funeral.
Confira a seguir uma lista dos elementos necessários para providenciar para um funeral:
Declaração de óbito
Ao preparar um funeral, existe uma parte burocrática que deve ser organizada. Um dos documentos necessários para isso é o atestado de óbito, ou declaração de óbito. Esse é o documento que traz informações sobre o falecido, o tipo de óbito, data e hora.
Preparação do corpo
Também chamada de tanatopraxia, trata-se do processo de transportar o corpo até o local onde ele será sepultado. Isso pode exigir trâmites logísticos específicos caso o corpo precise ser deslocado para longe, envolvendo transporte via terra ou aéreo.
Escolha da funerária
Uma empresa funerária é quem lida com as questões relacionadas a um funeral, servindo também para livrar a família desse trabalho. A assistência funerária pode oferecer conforto e conveniência aos familiares do falecido, que talvez precisem de tempo para lidar com seus sentimentos.
Comunicação do falecimento
Parte do processo de um funeral também envolve comunicar quem conhecia o falecido a respeito do evento. Em alguns casos, pode até ser interessante usar veículos de mídia locais, como jornais e revistas.
Sepultamento ou cremação
Antes do início do funeral, também é necessário definir se o corpo será cremado ou sepultado. Primeiramente, é necessário considerar quais eram os desejos do falecido ainda em vida. Caso isso nunca tenha sido previsto, a família deverá decidir pelo melhor curso.
Homenagem pessoal
Por fim, não se esqueça de que um funeral é um momento para celebrar a vida do falecido e servir de conforto para os que ficaram. Então, vale a pena preparar uma homenagem que realize essa celebração. Não se deixe perder em meio à burocracia e esqueça dessa parte tão importante.
Como você viu acima, o processo de preparação de um funeral não é particularmente difícil. No entanto, ele exige bastante de quem recentemente precisou lidar com um falecimento próximo e talvez não tenha a capacidade para lidar com seus requisitos. Então, fique de olho nessas informações para utilizá-las se precisar.
Se você está em busca de um descanso final para um ente querido, aproveite para conhecer o Parque dos Girassóis e tudo o que temos a oferecer. Acesse o site para saber mais.
Veja também:
0 comentários