Os animais de estimação são membros da família e, como tais, têm a sua importância a partir dos vínculos com as pessoas. Muitos servem de companhia, desempenham tarefas e criam vínculos de grande valor com suas famílias.
Então, é natural que o falecimento de um pet cause muita tristeza à família tal qual um membro humano. Pessoas de diferentes idades e níveis de proximidade podem reagir de diferentes maneiras a tal acontecimento, que é algo que exige cuidado e calma.
Com o falecimento de um animal de estimação, também enfrentamos as cinco fases do luto e muitas vezes não somos compreendidos por amigos e familiares que não conhecem o amor que é ter um pet e perdê-lo.
É pensando nisso que procuramos desenvolver este artigo. A seguir, veja as melhores formas de lidar com o luto de um animal de estimação.
Foque nas lembranças boas
O falecimento de um animal de estimação não precisa ser pautado apenas por tristeza. Essa também é uma oportunidade de celebrar a vida de seu pet e as alegrias que ele proporcionou.
Tente se concentrar nas lembranças boas associadas a ele. Reveja fotos e vídeos, compartilhe o momento com seus demais familiares ao trocar histórias que sirvam para aproximar ainda mais vocês.
Ao enfrentar o luto de animal de estimação evite se culpar
É natural que procuremos encontrar os vários momentos em que as coisas poderiam ter sido diferentes e se encaminhado para um resultado distinto. No entanto, é preciso resistir a essa tentação e não seguir por esse caminho.
O momento do luto não é o de sentir culpa, já que ele pode ser altamente prejudicial para as suas emoções.
Crie um memorial significativo
Outra forma de celebrar a vida do pet que se foi é criando um memorial para ele. Ele não precisa seguir uma estrutura rígida, bastando apenas fazer sentido para quem ele foi e as intenções da família.
Ele pode trazer algum símbolo que tenha algum significado especial e ficar em sua própria casa ou em um lugar muito querido por ele. O mais importante é que sirva para unir a família e celebrar a vida do bichinho.
Continue doando o seu amor
Após o falecimento de um animal de estimação, outra forma de lidar com o luto é voltar o seu foco para um novo animal a ser incluído no seio familiar.
Não se trata de substituir o seu amado animal de estimação. Em vez disso, encare como mais uma oportunidade de doar o seu amor e o da sua família a um novo pet que também terá a grande sorte de se integrar ao seu meio.
Com a adoção, seu coração irá encher de amor pelos carinhos e companhia de seu novo pet amenizando um pouco a dor da despedida e dando o apoio que precisa neste momento.
Como você viu, o processo de luto por um animal de estimação não precisa ser totalmente dolorido, mas você precisa sentir e entender todo processo com calma e respeitar este momento de despedida, pois envolve muito amor.
Existem formas de amenizar esse sofrimento com foco em atividades centradas em celebrar a vida desse pet que se foi. Então, aproveite as dicas deste artigo para saber por onde começar.
Agora, o espaço é seu: conte para a gente sobre os seus animais de estimação queridos e a importância que eles tiveram em sua família.
“Deus criou os animais para mostrar aos humanos como amar”
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novas dicas e matérias interessantes para o seu dia a dia!
Veja também:
0 comentários