O que fazer com os pertences de quem faleceu

por | 06/01/2023

Lidar com o luto nunca é uma tarefa fácil. Envolve um processo doloroso, e muitas vezes longo, de aceitação. Exige muito respeito; respeito consigo mesmo e com o momento em que está vivendo, e respeito com aquele que se foi. Por mais nebuloso que esse processo pareça ser, entender as fases do luto pode ajudar você a entender melhor a sua própria evolução nessa etapa. Se quiser saber mais sobre isso, consulte nosso artigo sobre as cinco fases do luto.

Perder um ente querido é um acontecimento traumático por si só. Ter que lidar com as responsabilidades sobre o falecimento, pode trazer um peso ainda maior. Por isso, estamos aqui para te ajudar nesse momento tão doloroso. É preciso o entendimento de que cuidar dos pertences de quem faleceu é uma tarefa necessária, mesmo que penosa. Se você não sabe o que fazer com os pertences, continue lendo, que te ajudaremos.

Fonte: Catraca Livre.
  • Facebook

Fonte: Catraca Livre.

 

Separar documentos importantes de itens pessoais

A etapa mais importante que você deve realizar ao cuidar dos pertences de quem faleceu, é separá-los de acordo com suas atribuições. De início, separe os documentos importantes do falecido. O tratamento que será realizado com os documentos é diferente do destino dos outros pertences de quem faleceu, e dedicar um cuidado extra nesse momento é uma das responsabilidades sobre o falecimento.

Separar documentos importantes
  • Facebook

Separar documentos importantes – Fonte: Prefeitura de Palmas.

 

Quem tem o direito de ficar com os documentos do falecido?

Os documentos pessoais do falecido são importantes nesse momento. Eles podem, entre outras coisas, serem utilizados por seus herdeiros para requererem judicialmente pensão por morte.

Desse modo, o poder judiciário estipula que o direito legal sobre os documentos do falecido são, diretamente, de seus herdeiros. Assim, ao cuidar dos pertences de quem faleceu, separe os documentos pessoais e os entregue aos herdeiros do falecido, caso você não seja um.

 

Separação de objetos em tipos

Como dito anteriormente, a categorização dos pertences de quem faleceu é uma das principais etapas do processo. Separe os pertences entre as categorias que achar pertinente: pessoais, vestimentas, decorações, entre outros grupos que julgar apropriado. Realizando essa divisão dos pertences, ficará muito mais fácil definir o que fazer com cada um.

Organizar pertences de quem faleceu
  • Facebook

Organizar pertences de quem faleceu – Fonte: Consul.

 

Devolver objetos emprestados

Ao realizar a separação dos pertences de quem faleceu por categorias, avalie quais itens eram deles e quais itens o falecido havia emprestado de outras pessoas. Uma das responsabilidades sobre o falecimento é devolver tais itens para seus respectivos donos. Por mais que seja uma tarefa danosa, receber o item emprestado de volta pode até ajudar os donos a lidarem com seu próprio luto, através da carga emocional que aquele objeto provavelmente carrega para eles.

 

Descartar o lixo

Alguns dos pertences de quem faleceu acabarão se revelando como entulho. Itens que o falecido acumulou ao longo da vida, mas que não possuem nenhuma utilidade devida. Se assim desejar, guarde alguns desses itens, mas descarte corretamente aqueles que não quiser guardar consigo.

 

Aproveitar a oportunidade para doar

Uma boa maneira de manter a memória do falecido viva, e talvez até lhe ajude a lidar com seu luto, é doar alguns de seus itens. Com certeza, muitos dos pertences de quem faleceu podem ser de alguma utilidade para outra pessoa, que ficará muito agradecida com a doação. Se a pessoa for uma antiga conhecida do falecido, ter uma memória dele pode ajudar no processo do luto, inclusive. Se não conhecer, doar continuará sendo uma boa ação!

 

Passar pelo processo do luto é uma tarefa dolorosa. Mas lidar com as responsabilidades sobre o falecimento, mesmo que sejam difíceis, pode tornar esse processo um pouco mais suportável e ajudar a se despedir da maneira devida. Nesse momento tão delicado, o Parque dos Girassóis se disponibiliza para ser sua mão amiga e auxiliar no que precisar!

 

Siga o nosso perfil:

 

Veja também: 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Séries Sobre Luto: Apoio em Momentos Difíceis

Séries Sobre Luto: Apoio em Momentos Difíceis

A perda de um ente querido é uma experiência desafiadora, mas séries podem ajudar no processo de luto. São recomendadas cinco séries que abordam o tema: “This is Us”, “A Caminho do Céu”, “The Good Place”, “Daily Dose of Sunshine” e “Afterlife”. Cada uma oferece uma perspectiva única sobre como lidar com a perda e encontrar significado após a tragédia.

ler mais
Solidão na Velhice: Conheça os Riscos e Como Evitar

Solidão na Velhice: Conheça os Riscos e Como Evitar

A solidão na velhice vai além da falta de companhia, afetando a saúde mental e física dos idosos. Os impactos incluem depressão, declínio cognitivo e problemas físicos. Para combater isso, é essencial manter comunicação aberta, incentivar atividades sociais, usar tecnologia e considerar assistência domiciliar, garantindo uma velhice mais acolhedora.

ler mais
4 Mitos e Verdades Essenciais Sobre Plano Funerário

4 Mitos e Verdades Essenciais Sobre Plano Funerário

O plano funerário oferece assistência completa em caso de falecimento, incluindo preparação do corpo, documentação e organização do funeral. Além de proporcionar tranquilidade financeira e emocional às famílias, alguns planos oferecem benefícios em vida, como clube de descontos. É um serviço personalizável e acessível, não limitado apenas a idosos.

ler mais
Loading...
3 Dicas de como proteger os idosos no inverno 5 livros para te ajudar a lidar com luto 5 Motivos para vacinar Contra Gripe As cinco fases do luto Cemitério em São paulo – Parque dos Girassois Como Lidar Com as Emoções Dia de Finados Conheça o Plano funerário Safira Flores para Homenagear no Dia de Finados Homenagens Dia de Finados Luto de mãe: aceitar e superar a perda Modelos de jazigos – Parque dos Girassóis O que fazer com as dívidas de quem faleceu