Já parou para pensar na importância da vacina na humanidade? Ela ajuda a salvar vidas, afinal, é a ciência que trabalha para erradicar as doenças que tanto acomete as pessoas. Entenda melhor como as vacinas funcionam e sua importância!
A importância da vacina para a humanidade
No passado, quando surgiram doenças altamente infecciosas, não havia muito o que fazer, já que era preciso conhecer primeiro para depois elaborar um tratamento eficaz. Com o desenvolvimento das vacinas essa realidade mudou, já que elas têm capacidade de proteger o organismo contra as doenças e evitar epidemias.
As chamadas doenças infectocontagiosas são as que precisam ser combatidas pelas vacinas. São doenças contraídas por vírus, bactérias ou outros agentes, que possuem uma alta capacidade de contaminação e rapidamente podem ser transmitidas. Se não há tratamento ou prevenção, há o perigo de haver epidemias ou pandemias.
Como funcionam as vacinas
A vacina é feita com o agente transmissor da doença, por exemplo, um vírus, porém, ele está inativado, ou seja, não é capaz de adoecer o corpo. Assim, junto com outros componentes, a vacina age no organismo fazendo-o “conhecer” a doença e desenvolver anticorpos (sistema de defesa) contra ela.
Há dois tipos de vacina: atenuada e inativada. A primeira traz os causadores da enfermidade com desempenho mais fraco, a segunda os traz, de fato, inativos. A exemplo de vacina atenuada temos a do sarampo, rubéola, caxumba, entre outras. No segundo caso temos as vacinas contra hepatite, meningite, raiva, enfim.
Aquelas que trazem os causadores com desempenho mais fraco não costumam vir em muitas doses, já que seu efeito é bastante duradoura. Tudo vai depender dos efeitos da vacina e da necessidade de reaplicar mais doses.
As vacinas obrigatórias e o movimento antivacina
Nos primeiros anos de idade a criança está sujeita a todo tipo de doença, já que seu organismo ainda está “construindo” a sua imunidade, digamos assim. Por isso, é obrigatória a vacinação das crianças nos primeiros anos de vida, sendo ao todo noves tipos de vacina, as quais possuem diversas doses e reforços ao longo dos anos.
Assim, visto que são muitas as vacinas, há um cartão e cronograma de vacinação, para que haja a construção dessa imunidade de maneira segura e prática para os pais. Isso garante um crescimento saudável da criança e ajuda a evitar que ela tenha doenças nesse período de desenvolvimento.
Por outro lado, surgiram atualmente alguns movimentos antivacina, que trazem informações não comprovadas cientificamente por meio de redes sociais e sites. O objetivo desses grupos é disseminar a ideia de que a vacina é prejudicial à saúde, alegando que as pessoas não devem se vacinar ou a seus filhos, pois as vacinas teriam efeitos danosos.
O grande perigo em torno disso é que abre margem para que doenças já erradicadas voltem a aparecer e causem novas epidemias. Além disso, traz risco para essas crianças que crescem vulneráveis a todo tipo de doenças.
A vacina é o resultado de muita pesquisa, estudo e teste para que depois sejam aplicadas à população. Busque fontes confiáveis para entender sobre esse assunto e contribuir de maneira positiva para a sociedade e sua saúde.
Veja também:
0 comentários