Vamos falar de saúde mental? É comum que muita gente confunda luto e a depressão. Então, é fundamental entender as diferenças entre esses dois e quando o luto se transforma em depressão e saber que precisamos de ajuda neste momento tão delicado.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional voltada à consciência sobre a importância de cuidar da saúde mental. Uma das pautas mais levantadas nessa época é a desmistificação de vários conceitos relacionados a esse assunto.
O luto é um momento capaz de ter efeitos adversos bastante severos nas pessoas, além de poder intensificar quadros de depressão que já existem. Por conta dessa mistura, pode ficar difícil saber diferenciar luto de depressão.
Veja a seguir quais são os pontos mais importantes a serem considerados ao diferenciar luto de depressão.
Equilíbrio emocional
Uma das joias mais valiosas que alguém pode ter hoje em dia é o equilíbrio emocional. Isso é importante porque nem sempre somos treinados para administrarmos o que sentimos.
Em um momento de luto, é natural sentir tristeza. No entanto, um problema começa a se agravar quando passa a nos impedir de realizarmos nossas atividades diárias, como estudar, trabalhar, entre outros. Então, é necessário priorizar o equilíbrio emocional em todos os momentos.
Diagnóstico de um profissional
Como no caso de qualquer outra doença, um quadro de depressão precisa do diagnóstico feito por um médico. Não se baseie apenas em achismos ou na opinião de conhecidos: somente um profissional da área de saúde pode apontar o caminho.
É o caso, por exemplo, de um psiquiatra. Esse tipo de médico poderá avaliar o seu quadro, diferenciar o luto de depressão e, assim, prescrever o tratamento adequado para ajudar você a se restabelecer.
Lidando com o luto de forma saudável
O luto é inerentemente um momento de tristeza. No entanto, isso não significa que você precise se limitar a apenas essa emoção ao longo dos seus dias. Em vez disso, é possível procurar algumas formas de se animar e adquirir uma visão mais positiva da vida.
Procure se distrair com outras coisas no dia a dia. Resgate um hobby que você gosta e procure conviver mais com as outras pessoas. Quanto mais você puder mudar o foco, melhor será para lidar com o luto de forma saudável.
Importância do autoconhecimento
Diferenciar luto de depressão também envolve um bom nível de autoconhecimento. Ou seja, você precisa identificar quais sinais o seu corpo costuma enviar normalmente e quando se trata de uma situação atípica.
Isso é bastante de conseguir rapidamente, sendo algo que adquirimos ao longo da vida. No entanto, é muito importante sempre ficar de olho na forma como você reage às coisas que acontecem ao seu redor.
O cuidado com a saúde mental é algo que precisa fazer parte da sua rotina. Saber diferenciar luto de depressão é apenas um exemplo de uma questão muito importante que tem tudo a ver com o seu equilíbrio emocional. Aproveite as informações deste artigo e, neste Setembro Amarelo, aproveite para priorizar o seu bem-estar.
O Parque dos Girassóis está à sua disposição para celebrar a vida de quem você ama, além de se preocupar com a sua saúde mental.
Veja também:
Veja também:
0 comentários