Já imaginou o quanto imprevistos prejudicam nossos orçamentos?

Gastos inesperados tiram o nosso sono, e cada dia  que passa o mundo se transforma e nos faz a adotar um estilo de vida preventivo para situações imprevistas (que quase sempre evitamos pensar e deixamos acontecer primeiro para então buscarmos uma solução).

É possível prevenir e planejar para evitar que estas situações inesperadas prejudiquem seu orçamento, e você sempre esteja pronto para enfrentar estas situações com calma e preparo. 

Vamos começar olhando para o seu estilo de vida e o que você possui. Faça uma lista de possíveis acontecimentos, por exemplo: você pode precisar lidar com um pneu furado se tiver um carro, ou lidar com uma infiltração em sua casa. Marque as opções que não tem como escapar. 

Exemplo: Se tem carro, o que pode acontecer com o carro? Furar um pneu, sofrer um arranhão, etc.

1 – Criar uma reserva de emergência

Uma reserva de emergência para estes imprevistos. O ideal são 10% do salário investidos para imprevistos financeiros, todos os meses. Quando ocorrerem estes imprevistos, use esta reserva para quitar até mesmo com descontos, conseguindo negociar da melhor forma. 

Esta reserva, deve ser usada para imprevistos e não para gastos corriqueiros do dia a dia, como comprar algo que deseja ou que está precisando mas não é de urgência. 

Este valor deve ser colocado como despesa em seu orçamento e separado primeiro, não deixar para separar depois que pagar todas as contas, pois assim você não consegue se programar e sempre surge um evento com os amigos, uma vontade de pedir um fast food, e no fim não fez a reserva de emergência que irá precisar para o futuro. 

Para eventos, reserve uma parte porque você merece se divertir. Se planejar tudo dará certo, fazer uma planilha de ganhos e gastos irá te ajudar neste momento.

2 – Reorganizar seu orçamento financeiro

Avalie o imprevisto ocorrido, este será por um tempo prolongado? Pois como podemos passar por desemprego, acidentes ou doenças precisamos de cautela e manter a calma. 

Reavalie seu orçamento. É muito bom usar uma tabela ou planilha, anotando todas suas despesas, para em tempos que necessitam de mais cuidado você possa conseguir economizar. Sempre terão áreas onde será possível reduzir e adequar o seu orçamento e conseguir da melhor forma enfrentar um imprevisto, mas só anotando pra conseguirmos lembrar sem depender da memória.

3 – Invista em plano de saúde, jazigos e seguros

Existem coisas impossíveis de fugirmos, como cuidarmos da saúde, nossa casa, imprevistos com o carro. 

Plano de saúde: É ter a tranquilidade de que terá assistência médica. Ir ao médico para acompanhar sua saúde pode evitar várias doenças, que de forma preventiva você evita maiores gastos, como cirurgias de emergência. Cuidar da saúde é um dos princípios para se ter tranquilidade em sua vida pois estando saudável, você consegue enfrentar todas as situações.

Plano odontológico: é muito mais simples cuidar de uma cárie a tempo do que recorrer a implantes ou tratamentos mais caros que poderíamos evitar indo ao dentista regularmente. Existem planos acessíveis e com planejamento você despende de um valor bem menor.

Plano jazigos e funerário: Sabemos que a morte é algo inevitável, que irá acontecer com todos um dia. Fazer a aquisição preventiva, é uma forma inteligente de lidar com o inevitável, pois existem planos que facilitam a compra e quando ocorrer, você e sua família estarão seguros e amparados num momento delicado.

Seguros de casa, carro: Alguns imprevistos com carro, casa, podem desestruturar nosso orçamento de forma agressiva. Alguns seguros residenciais ainda incluem manutenção de sua casa, faxinas mensais e coisas que podem ajudar nos mais diversos problemas de casa.

4 – Ser criativo, pensar em soluções 

Em situações inesperadas, ser criativo é indispensável para conseguir superar. Se não possui dinheiro suficiente na reserva de emergência, é bom pensar em alguma solução rápida para suprir a urgência. 

Uma ideia que pode ajudar muito, é ver os itens parados em sua casa e revender usando as redes sociais, ou em aplicativos de venda. Muitas vezes, possuímos vários itens como roupas, aparelhos eletrônicos, entre outro itens, parados sem uso há meses que podem se tornar uma renda rápida te ajudando nos momentos imprevistos, até normalizar a situação.

5 – Procure ter calma, e focar em soluções

O nervosismo pode nos levar a decisões equivocadas. Precisamos refletir sobre o ocorrido, e olhar para o que está em nosso controle resolver. Faça uma lista de possíveis soluções para o problema, irá te ajudar a pensar com mais clareza sobre o problema em questão.

 

Se organizar, planejar, estudar sobre planejamento financeiro é indispensável para viver com tranquilidade e calma sem imprevistos financeiros. Aos poucos você conseguirá  aprender sobre o assunto e lidar da melhor forma com imprevistos. A forma de prevenção é sempre a melhor saída, como no ditado “prevenir é melhor que remediar”, evitando despesas desnecessárias e construindo uma segurança financeira.

Fontes: https://www.oeconomista.com.br/imprevistos-financeiros/, https://classicseguros.com.br/como-lidar-com-imprevistos-financeiros-5-passos-essenciais/, https://blog.rodobens.com.br/lidar-com-imprevistos-financeiros

 

Veja mais matérias em nosso blog
  • Facebook

Loading...
Programação dia de Finados 2023 – Parque dos Girassóis Pertences de quem faleceu: o que fazer? Obrigações Dos Filhos Com Pais Idosos O que fazer com as redes sociais de quem faleceu O que fazer com as dívidas de quem faleceu