Quando um amigo ou amiga passa pela dor do luto, às vezes nos faltam palavras para ajudar a confortar. Neste momento, é importante estar por perto, ser presente mesmo que seja online, pois quantas vezes é normal precisarmos de uma palavra amiga em dias normais do cotidiano. Já imaginou o quanto é importante poder ajudar a quem está enfrentando a dolorosa perda de um ente querido?
Neste período que estamos passando, a nossa presença até mesmo em velórios as vezes não é possível, deixando mais dolorosa a partida do ente querido. Para confortar pessoas nesta época, precisamos de formas de ajudar um amigo mesmo distante.
- Enviar uma mensagem
O gesto de uma mensagem pode mudar o dia de alguém, pois mostra o quanto essa pessoa é importante para você e que ela não está sozinha, ajuda na clareza de seus pensamentos, pode ajudar a decifrar um pouco os sentimentos que estão guardados.
Mas lembre-se, evite usar frases como “O tempo cura tudo”, “Você vai se recuperar”, frases que podem sem ter a intenção, mas acabam subestimando o que a pessoa está passando. A empatia neste momento é algo indispensável.
Há várias formas de enviarmos uma mensagem, nem sempre precisamos usar lindas palavras ou algo muito elaborado. Uma simples pergunta como: “Como você está?” ou “Precisa de alguma ajuda?”; Pode ser o suficiente para a pessoa perceber que não está sozinha, já que quando passamos pelo luto o sentimento de solidão pode aparecer e deixar tudo mais escuro.
- Ligar para o amigo
Já reparou que tem pessoas que precisam ouvir? Agora você irá perceber pessoas que precisam escutar palavras de apoio, escutar que são amadas. E nestes dias que as mensagens escritas cada dia tomam contam de nosso dia a dia e as ligações tornam mais de telemarketing do que de amigos, lembre-se de ligar se reparar que esta pessoa precisa ouvir sua voz.
- Enviar um presente
Existem pessoas que se sentem amadas ganhando presentes, é uma das linguagens do amor. Não precisa ser algo caro e nem grandioso. Só o fato de enviar algo já será uma forma de falar que não está sozinho neste momento.
Procure conhecer “As Cinco Linguagens do Amor”, para entender mais as pessoas e a forma de amar de cada um.
- Enviar um vídeo
Há vários vídeos na internet que são motivacionais, ou que demonstrem em palavras aquilo que se passa em seu coração. Nós do Parque dos Girassóis, sempre produzimos mensagens para estes momentos.
Já percebeu alguma vez, que estava afogado em seus sentimentos e pensamentos e viu em algum vídeo algo que fez total sentido e ajudou a perceber o que estava escuro em sua mente? Um vídeo para uma pessoa que entende melhor em sensações (cinestésica), pode ajudar muito mais que uma mensagem escrita.
Pode ser algo na mensagem que faça o dia da pessoa um pouco melhor, compartilhe sentimentos.
Todas as mensagens que são produzidas em homenagens para pessoas que faleceram, são uma forma de tentar traduzir os sentimentos das pessoas que passaram pela perda da pessoa tão amada. Liberar sentimentos guardados.
“As lágrimas virão e tudo bem — não tente conter as lágrimas” “Elas têm um propósito.”
“No processo psicoterapêutico, a amizade pode ser compreendida como fator de proteção, é a rede de afeto no enfrentamento dos dissabores da vida, é a força que sustenta ao cair, ou mesmo a mão estendida ao levantar.”
O ser humano é um ser sociável, que precisa de pessoas para viver em plenitude. Um vínculo pode ser formado através de uma mensagem, um vídeo, uma forma de demonstrar o carinho e respeito que possui pela pessoa, mesmo distantes.
Fonte: https://psicologiaacessivel.net/2017/07/22/a-funcao-psicologica-da-amizade/
https://www.psicologiasdobrasil.com.br/como-realmente-ajudar-um-amigo-em-luto/
Veja também:
0 comentários