Estamos vivendo tempos muito difíceis. Diante de uma pandemia que chegou trazendo turbilhões de sentimentos ao mesmo tempo, foi necessário aprendermos a enfrentar da melhor forma essa intensidade de emoções. E a grande questão que fica é: como lidar com o luto durante uma pandemia?
É necessário criar formas positivas de superar esse momento tão difícil, uma vez que na pandemia é ainda mais complicado, com restrições nos sepultamentos, trazendo mais uma dor: a dor de ser impedido de dar o abraço final num ente querido.
Se você está passando por isso e quer saber como lidar com o luto durante a pandemia, fique até o final desse artigo, pois traremos formas positivas de como passar por um momento tão difícil.
Primeiro Passo
Diante do cenário de crise que estamos enfrentando, ocorreram mudanças no modo de como os sepultamentos devem ocorrer. Reduziu-se o número máximo de pessoas e o tempo que elas têm para se despedir de seu ente querido.
Devido a isso fica difícil para alguns materializar essa perda e aceitar a partida da pessoa amada. Podendo até acarretar em um luto patológico, ou seja, quando o luto é um ciclo sem fim, impossibilitando a pessoa de viver da mesma forma que antes
Sendo assim, o primeiro passo para lidar com o luto em meio à pandemia é não se culpar por talvez não conseguir estar presente no sepultamento de um amigo ou parente. E pensar: “A culpa é minha? Não, pois os tempos são diferentes.”
Segundo Passo
Por mais difícil que seja, o segundo passo é aceitar a perda e entender que infelizmente todos iremos partir, seja por Covid ou por qualquer outro motivo. Não temos controle sobre o tempo de vida que teremos aqui no mundo.
Frente a isso, é importante nos questionarmos se o mais importante é o tempo que iremos passar aqui, ou a qualidade desse tempo vivido?
Terceiro Passo
Não pense que chorar, sentir raiva ou ficar triste são sinais de fraqueza, como se o mundo te obrigasse a ficar com uma postura forte e inabalável o tempo inteiro. Não deixe de externar tudo o que estiver sentindo num momento tão difícil como o luto, é necessário que cada um passe por todos os estágios do luto, que são:
- Negação
Aqui encontramos a dificuldade de perceber que a pessoa amada não irá mais voltar.
- Raiva
No segundo estágio, sentimentos como raiva, revolta e ressentimentos vêm à tona.
- Barganha
Após o segundo estágio começamos a pensar em como poderíamos fazer tudo diferente, os erros do passado são lembrados e começamos a negociar com a dor, como se fosse possível mudar as coisas.
- Depressão
O quarto estágio é a depressão – não transtorno depressivo – diante da perda. A mesma é importante para assimilarmos tudo que está acontecendo ao nosso redor e sofrer por cada espaço deixado pela pessoa amada em nossas vidas, afinal, se existe dor é porque existia amor.
- Aceitação
Por fim, o quinto estágio, é onde tudo fica mais claro e começamos a entender que nada pode ser feito em relação à partida, a não ser levar consigo os bons momentos e os sorrisos. Afinal, agora seu coração não irá apenas levar o seu amor e sua bondade, e sim carregar cada pedacinho de uma pessoa amada que partiu.
Quarto e último passo
Se você tem alguma fé, ou se existe algo ou alguém que te conforta nos momentos difíceis, apegue-se ainda mais a isso. Não importa a sua crença ou falta de crença, apenas tenha um porto seguro nos momentos complicados da vida.
Lembre-se dos momentos bons que pôde ter com a pessoa amada que partiu, nos aniversários, nas conversas até de madrugada, nas piadas sem graça, nas conquistas. Foque em tudo que tornou essa pessoa significativa para você.
Por fim, acreditamos que esse artigo te mostrou formas positivas para você lidar com o luto em meio à pandemia. E fez com que hoje você consiga perceber que a vida pode ter fim, mas as memórias ficam para sempre conosco.
Para entender um pouco mais sobre as 5 fases do luto acesse nosso artigo:
Veja também:
0 comentários