Já ouviu a frase “demonstre amor em vida”? É comum ouvir esse comentário, e vem a reflexão: O amor só existe de uma forma, ou existem formas diferentes de amor? Através da neurolinguística, podemos melhorar as nossas relações e ter uma vida mais plena com os nossos familiares, vivendo de forma saudável e perceber em vida o quanto fomos amados e que também amamos muito.
Vamos começar pela forma como nos relacionamos com o mundo. Existem três formas que se destacam, são elas: O Visual, Auditivo e Cinestésico. É uma forma de nos ajudar a perceber como aprendemos, e entender como o outro também se relaciona com o mundo.
As Visuais são as pessoas que precisam visualizar, através de imagens conseguem entender e geralmente se expressam com gestos, de forma visual. As Cinestésicas são as pessoas que amam um abraço, têm a necessidade de tocar para sentir e entender. As auditivas, são pessoas que gostam de ouvir, em uma conversa irá te escutar e entender o que você está falando.
Em uma relação, uma pessoa que é cinestésica pode não sentir que é amada pelo simples fato de faltar contato, o mesmo pode acontecer com uma pessoa que é auditiva, se não escutar o quanto é amado e importante.
Existem vários testes na internet para você descobrir como se relaciona com o mundo, faça testes e descubra: https://institutoagc.com.br/teste-do-sistema-representacional/.
Agora vamos aprender as 5 linguagens do amor. O amor é muito mais que somente palavras ou presentes. Saber identificar como demonstramos e como recebemos o amor é muito importante, pois facilitará muito suas relações com seus familiares e amigos. A forma que você recebe amor, pode ser diferente de como você demonstra.
Confira as cinco linguagens do amor:
-
Palavras de afirmação
Um “Eu te amo”, “Lembrei de você”… Valem mais que qualquer presente ou gesto, para as pessoas desta linguagem. São pessoas que precisam escutar o quão importantes são. Um elogio muda o dia, tendo um poder de energizar quem tanto ama escutar.
Já as pessoas que demonstram amor através das “palavras de afirmação” sempre falam o que sentem, não guardam para um momento certo. Expressam através da fala, seus sentimentos.
-
Qualidade de tempo
As pessoas desta linguagem precisam de uma tarde em sua companhia, nem que seja por pouco tempo, mas que a pessoa esteja realmente ali, por ela. Para a pessoa que sente amor desta forma, tudo se torna cada dia mais difícil, pois em tempos digitais, é comum mesmo que acompanhados sentirem-se sozinhos pela vasta distração que a internet nos proporciona.
Valoriza um passeio planejado, uma tarde de pipoca e a família reunida assistindo a um filme… É a primeira pessoa que promove um almoço, é a pessoa que ama pela “qualidade de tempo”.
-
Presentes
Para a pessoa que se sente amada com “presentes”, isso vai além do preço. É a atitude de presentear é como dizer – Pensei em você – Te amo. O presente se torna algo muito maior do que realmente é, se sentem importantes quando recebem algo.
Quem expressa o amor na linguagem presentes, são as que estão sempre com algo para dar, que seja um bombom que trouxe do supermercado. São presentes palpáveis, como se o amor tivesse uma forma.
-
Gestos de serviço
“Amo que meu marido faça o jantar para mim.”
Quando uma alegria nos invade, ao ver que alguém está te ajudando de alguma forma, seja na limpeza ou ajudando a dar banho nos filhos. A pessoa da linguagem de gestos de serviços, ama ser ajudado por atos de serviço.
“Minha mãe ama me ajudar com os serviços de casa.”
São pessoas que são as primeiras a ajudar, prestativos. São pessoas que demonstram através dos serviços, seja um almoço ou te ajudar a faxinar a casa. Estão lá presentes, prontos a ajudar demonstrando seu amor, que passam muitas vezes despercebidos pelas pessoas.
-
Toque físico
A linguagem do amor por “toque físico” é a linguagem que ama um abraço, se sentem seguras e amadas quando são tocadas pela pessoa que amam. Necessitam do toque físico, mesmo que estejam ouvindo “eu te amo” ou presenteadas.
O toque físico é quase lei para a linguagem “toque físico”. Essa pessoa sempre vai ter um bom abraço para dar, carinhosos sempre são as pessoas que demonstram o amor pelo toque físico.
As cinco linguagens do amor elas estarão presentes em nossas vidas, mas sempre teremos uma que se destaca, seja na forma de amar ou receber amor. Nossa valorização por diferentes tipos de linguagem do amor pode variar dependendo da nossa vivência.
Saber em vida, que amamos e fomos amados é extremamente importante. Assim, quando passarmos pelo luto de um ente querido, teremos em nossa memória os momentos de amor que marcarão para sempre nossas memórias.
Veja também:
0 comentários