Momentos de crise são os que exigem mais de nosso psicológico, e às vezes esquecemos de como é de extrema importância da nossa saúde psicológica e até mesmo física. Quando estamos em um momento onde é exigido um maior esforço emocional, nosso corpo acaba respondendo a nossas emoções, podendo até mesmo adoecer. 

E nos tempos em que estamos vivendo, nesta pandemia e quarentena onde recebemos avalanches de notícias muitas vezes não tão otimistas, enfrentamos distanciamento da família, nos adaptamos a novos hábitos… Um sentimento difícil de descrever nos envolve e se não cuidarmos acaba invadindo totalmente nossa mente nos controlando.

Pensando em ajudar neste momento, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a aliviar e diminuir a ansiedade no seu dia a dia. Veja a seguir:

 

  • Focar em objetivos possíveis de mudar: 

Às vezes, lutamos por objetivos que não estão em nosso controle. Isso vai tornando nossos dias frustrantes e parece que tudo está perdido. 

Um exercício interessante para ver o que você tem o poder de influenciar e o que tem pouca ou nenhuma influência é o dos círculos de Influência (Stephen Covey – autor do livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes). 

  • Facebook

A cor onde está o laranja é onde você vai colocar suas preocupações com pouca ou nenhuma influência. Exemplo: Está chovendo e você não pode acabar com a chuva.

O círculo verde é onde você tem influência em mudar. Exemplo: 

Quanto maior forem as preocupações nas quais vocês não possui influência, maior será sua ansiedade. É praticar dia a dia a pergunta: eu tenho o poder de resolver isso? Se sim, corra atrás das ferramentas para resolver, e se não, procure aceitar e ver o lado bom daquilo que está ocorrendo.

“Você faz faxina em seu escritório, em sua bolsa, em sua casa, mas não faz uma faxina em tudo o que perturba a sua alma.” Augusto Cury

 

  • Praticar algum Hobby:

Como citamos acima, uma forma de aliviar o nosso estado emocional, é focar em coisas que estão ao seu alcance. Mas nem é sempre fácil esquecermos de problemas que estamos passando, a pandemia do Covid-19, ou quando passamos pelo processo do luto de um ente querido, algo que nos preocupa toda hora e não conseguimos aliviar nosso coração. 

Uma forma de aliviar um pouco e acalmar a mente quando precisamos, é praticar ou encontrar um hobby que realmente gostamos. 

Aprender crochê, ler um bom livro, praticar exercícios físicos, dentre outras atividades que o possa distrair do problema em questão. Você é importante, cuide da sua mente!

 

  • Cuidar de você: 

Pode parecer que é o mesmo assunto da questão acima, mas aqui o assunto é cuidar de você! 

O que quer dizer isso? Você cuidar do seu corpo e cuidar da sua autoestima. Muitas vezes, homens acreditam que somente as mulheres precisam cuidar de si, mas não é bem assim. Nossa forma de vestir, cabelo, como nos alimentamos, influencia muito em nosso psicológico. 

Faça algo para você, seja um cuidado pessoal ou tomar um banho demorado,  desde que seja algo que se torna um momento importante para você, que seja para cuidar da parte física ou mental.

Este cuidado vai além do cuidado físico, precisa ser um momento onde você procura o que te aflige, se autoconhecer. Existe um livro chamado “O Milagre da Manhã”, que te influencia a fazer todos os dias, logo pela manhã um momento assim. Se quiser saber mais, comece lendo este livro, será um bom guia.

 

  • Manter contato com pessoas que você ama:

Com a correria do dia, é comum esquecermos que o tempo corre e vamos deixando de fazer coisas importantes, como ligar para alguém que amamos.
Nem que seja uma mensagem correndo no WhatsApp, ou um comentário em uma foto, mas demonstre de alguma forma. 

Somos por natureza seres que precisam de contato com outras pessoas. Como no momento atual precisamos fazer o distanciamento social, use a tecnologia para fazer ligações, ligações por vídeo dentre outras opções que existem na internet.

 

  • Fazer uma doação: 

Quando doamos algo, espalhamos sentimentos bons tanto para o receptor da doação quanto quem está dando a doação. Pois quando praticamos o bem, a parte do nosso cérebro que estimula o prazer é ativada.

Também nos estimula a um olhar mais amplo para outros problemas, e o sentimento que às vezes se perde em meio de tantos pensamentos, emerge tomando conta que é a gratidão.

Cuidar do equilíbrio emocional é muito importante para vivermos em harmonia e controlar nossa ansiedade. Você é importante, e lembre-se: você merece cuidar de você e cuidar dos seus sentimentos.

 

Fonte: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/73-vestuario/4909-doar-faz-bem-para-quem-doa-e-quem-recebe.html

https://medium.com/blogcarlavieira/foque-naquilo-que-voc%C3%AA-pode-influenciar-ca3b00151faf

 

Loading...
Programação dia de Finados 2023 – Parque dos Girassóis Pertences de quem faleceu: o que fazer? Obrigações Dos Filhos Com Pais Idosos O que fazer com as redes sociais de quem faleceu O que fazer com as dívidas de quem faleceu