Depressão – a doença do século

por | 14/09/2022

O que é depressão?

A depressão é uma doença mental que apresenta sintomas relacionados ao humor: baixa autoestima, pessimismo, insônia, desinteresse, falta de motivação, dentre outros sintomas onde atrapalham uma vida plena e saudável.

É comum pensar que os fatores que desenvolvem a doença sejam os traumas ou fatos ocorridos durante a vida. Esses fatores às vezes são resultados da depressão e não a causa dela. Pode ser um fator genético, alterações químicas no cérebro, entre outros.

A depressão pode ser um problema fisiológico, no qual cérebro funciona de maneira diferente de um cérebro saudável, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

A depressão atinge aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo, que irão apresentar o problema em algum momento da vida.

Como diferenciar depressão e tristeza

É comum a depressão ser confundida com a emoção de tristeza. Possuímos 5 emoções universais que são: medo, tristeza, alegria, raiva e nojo.

A tristeza pode durar horas ou dias, mas a depressão sem o tratamento certo pode durar anos ou até mesmo a vida inteira da pessoa.

Exemplo: A dor do luto é o sentimento de ruptura, pode ser por morte ou por perder algo muito significativo para nós. O luto costuma nos trazer uma avalanche de sentimentos e tristeza, que quando se torna algo que nos limita a viver esta dor saiu da fase da tristeza e se transformou em depressão, assim precisando de ajuda imediata.

Leia também: DIFERENCIANDO O LUTO DA DEPRESSÃO

Redes sociais e a influência na vida das pessoas

As redes sociais estão presentes na vida das pessoas diariamente, mas transmitimos uma pequena parte de nossas vidas. A sensação que fica é que muitas pessoas possuem uma vida perfeita e começa o ciclo de se comparar sempre.

Em média, uma pessoa passa 8 horas diárias nas redes sociais, causando dependência e a busca da perfeição, gerando uma onda de frustração com a sua própria vida.

Uma relação saudável com as redes sociais é colocar limites de tempo e saber que todas as pessoas, seja pessoas comuns ou grandes influenciadores são humanos e têm suas dores e vidas com problemas reais.

“Não ache que todas as pessoas engraçadas tem uma vida feliz, uma bela risada pode ser um choro na alma.” (Autor: Desconhecido)

Resultados da pandemia em relação a saúde mental

A pandemia do COVID-19 trouxe muitas mortes diretas e indiretas como o suicídio. Lidar com o luto, os resultados econômicos de uma crise, o desamparo são grandes fatores para as pessoas se tornarem vítimas da depressão.

O ser humano é um ser gregário, precisa de sociedade para sobreviver e com o distanciamento social que enfrentamos durante a pandemia, cada pessoa reage de forma diferente  podendo intensificar doenças relacionadas à saúde mental.

“O suicídio é um problema de saúde pública mundialmente disseminado e que figura como importante causa de morte prematura, especialmente na América Latina.”

É de extrema importância que os familiares procurem ajuda para estas pessoas que precisam, pois chega um momento em que não conseguem encontrar forças para se erguerem sozinhas.

Quando procurar um profissional?

Procurar ajuda profissional é fundamental para todos, sejam os que estão com sintomas da depressão ou as pessoas que se sentem bem.

Fazer terapia aumenta a sua autoestima e melhora seu autoconhecimento, assim quando enfrentar dores e frustrações, vai saber que não está no seu “normal”. Existem doenças que precisam ser tratadas com remédios, por isso ver um profissional é importante, pois irá te guiar nesse processo.

Há um tabu que só procuramos ajuda de profissionais da saúde mental quando apresentamos doenças mentais graves. É um mito que deve ser esclarecido, pois todas as pessoas possuem alguma dor ou trauma para enfrentar. Homens são as maiores vítimas da depressão, pois são ensinados que devem guardar seus sentimentos, pois são “seres fortes”.

Procure ajuda, ou ajude quem precisa de ajuda agora. Conheça O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

https://www.cvv.org.br/

“Essa dor que você sente não é você de verdade, é apenas uma doença. A depressão, felizmente, tem cura. Ela não vai durar para sempre.”

Veja também: 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Loading...
As cinco fases do luto 5 Motivos para continuar usando máscaras contra a covid-19 5 livros para te ajudar a lidar com luto O que fazer com as dívidas de quem faleceu Cemitério em São paulo – Parque dos Girassois Pertences de quem faleceu: o que fazer? O que fazer com as redes sociais de quem faleceu Obrigações Dos Filhos Com Pais Idosos Luto de mãe: aceitar e superar a perda Homenagens Dia de Finados Programação dia de Finados 2023 – Parque dos Girassóis Flores para Homenagear no Dia de Finados