Embora a morte seja natural para todas as civilizações, cada cultura tem um jeito especial de se despedir e homenagear a pessoa querida que partiu. Confira abaixo como são os rituais fúnebres nas diferentes religiões. 

Catolicismo 

Essa é uma das religiões mais presentes no Brasil e por isso grande parte dos rituais fúnebres católicos são celebrados de maneira semelhante. O velório e o enterro ocorrem em sequência, sendo que esse último é normalmente realizado até 24 horas após a morte. O velório é celebrado com incensos, que significa veneração; água, para lembrar o batismo e velas, para simbolizar que a vida vai se queimando. Além do mais, a luz é um sinal de Deus. Os amigos e familiares também costumam fazer uma oração juntos. 

Outro hábito comum na igreja católica é a vivência do luto. De acordo com a religião, é importante se permitir viver a tristeza do momento. Muitos vestem roupas pretas para simbolizar que perderam um amigo ou familiar. 

Indígenas 

Cada etnia ou grupo tem um ritual especial de despedida. Na aldeia Pancararu, localizada em Pernambuco, por exemplo, o funeral tem a participação de entidades espirituais chamadas de praiás. Cobertos da cabeça aos pés, eles tocam gaitas, balançam chocalhos e fazem uma reverência na porta de onde o morto está sendo velado, antes de entrar. Essas entidades participam de todo o cortejo fúnebre. 

Judaísmo 

Para o judaísmo, como a morte é democrática, isto é, acomete a todos os tipos de pessoas, ela também deve ser simbolizada de maneira igual. Nessa religião, primeiramente, o corpo é lavado por pessoas especializadas da comunidade para que volte a ser como chegou a esse mundo, purificado. Depois o corpo deve ser vestido com uma túnica branca e, então, ocorre o velório. Antes do funeral, os familiares do morto rasgam suas próprias roupas, como representação do luto. 

Islamismo 

As mulheres devem sempre manter a cabeça coberta. O velório é um ritual simplesmente para cumprir as burocracias para o sepultamento, onde a partir daí são realizadas as orações com os familiares próximos ao caixão e ocorre o enterro.

Candomblé 

No candomblé, o ritual pós-morte acontece em etapas. Primeiro, o corpo é preparado para que o espírito seja liberado da matéria. Essa etapa ocorre em uma casa de pai de santo. Após isso é que acontece o velório, no qual cânticos pedem aos ancestrais para que recebam o novo espírito. Depois do velório, o corpo é sepultado. Se a morte for de um pai ou mãe de santo, a cerimônia de louvação dura sete dias. 

Protestantismo 

Como nasceu do Catolicismo, o Protestantismo realiza os rituais fúnebres de forma muito parecida. Nele são realizadas cerimônias religiosas para a despedida. No entanto, nesse momento são utilizadas apenas flores para homenagear àquele que se foi. Não há crucifixos, velas ou incensos, como na Igreja Católica, tornando a despedida mais singela para a religião em questão. 

Budismo 

No Budismo os familiares rezam na presença de um monge. Todos fazem as despedidas calmamente, pois acreditam que a morte é um processo de evolução do nosso ser, não acreditam em um fim definitivo. Os parentes levam ao velório um envelope, com uma quantia em dinheiro para ajudar os familiares com as despesas do funeral. Um rosário budista é sempre colocado nas mãos do falecido. 

Textos sagrados são recitados e alimentos e água são oferecidos em um altar; é um símbolo de desprendimento do nosso corpo físico, também são acesos velas e incensos junto ao caixão.

Conte-nos como você e sua família costumam fazer homenagens fúnebres. Deixe nos comentários se segue alguma religião ou se possuem o próprio ritual para este momento tão delicado que deve ser tratado com muito respeito e amor.

 

Veja também:

Loading...
Programação dia de Finados 2023 – Parque dos Girassóis Pertences de quem faleceu: o que fazer? Obrigações Dos Filhos Com Pais Idosos O que fazer com as redes sociais de quem faleceu O que fazer com as dívidas de quem faleceu